Notícias

Bolsonaro, Trump e outros líderes ganham prêmio 'Ig Nobel' pela gestão da Covid-19

Premiação escolhe anualmente estudos irrelevantes ou inusitados da ciência; líderes mundiais receberam o troféu de "educação médica"


18/09/2020 15h27

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o norte-americano Donald Trump, o russo Vladimir Putin e outros líderes mundiais "venceram" nesta quinta (17) o prêmio Ig Nobel pela gestão da pandemia de Covid-19.

A premiação é promovida pela revista humorística Annals of Improbable Research (Anais de Pesquisas Improváveis, em português) e seleciona anualmente os estudos científicos mais irrelevantes ou inusitados. Na categoria Educação Médica, o evento "homenageou" chefes de Estado por "usarem a pandemia de Covid-19 para ensinar ao mundo que políticos têm maior efeito imediato em questões de vida ou morte do que cientistas e médicos". 

Além de Trump, Bolsonaro e Putin, foram citados também os líderes Boris Johnson (Reino Unido), Narendra Modi (Índia), Andrés Manuel Lopez Obrador (México), Alexander Lukashenko (Bielorrússia), Gurbanguly Berdimuhamedow (Turcomenistão) e Recep Tayyip Erdoğan (Turquia).

Paródia do prêmio Nobel, "Ig Nobel" faz um trocadilho com a palavra "ignóbil" (ignoble, em inglês). O evento está na 30ª edição e é tradicionalmente apresentado no Teatro Sanders, na Universidade de Harvard. Devido à pandemia, a cerimônia de 2020 foi realizada pela internet.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)