Notícias

Aumenta número de modelos negros em campanhas publicitárias

Apesar da inclusão, a presença negra na publicidade ainda é pequena se comparada com o tamanho dessa população


21/09/2020 14h26

A presença dos negros em campanhas publicitárias deu um salto nos últimos cinco anos. De acordo com uma pesquisa da agência Heads, em 2016 apenas 1% das protagonistas de comerciais de TV eram negras. Em 2019 esse número subiu para 17%.

Há 20 anos esta agência de modelos especializada em beleza negra faz o trabalho não apenas de descobrir novos talentos, mas de inclusão e valorização dos negros na mídia. Hoje são cerca de 250 profissionais agenciados que atuam em todo país e também exterior. O diretor Helder Dias conta que a capacitação com cursos é um dos grandes diferenciais. “Tem aula de teatro postura ética, uma série de disciplina que a gente trabalha a autoestima. A gente prepara não só pra ser modelo, mas pra vida inteira”, conta.

Karina Azevedo, 31, é modelo internacional e já fez diversas campanhas publicitárias. Ela diz que depois que passou a se aceitar, as coisas só melhoraram. “Quando eu entrei, eu não me aceitava como eu era, não gostava do meu cabelo tinha esse amor que eu tenho por mim mesma”, diz a modelo.

Segundo o IBGE, mais da metade da população brasileira se declara negra. Uma maioria que deve ter representatividade não apenas nas campanhas publicitárias, mas também no mercado de trabalho.

Para Helder, o que falta conquistar é o poder de compra e o dinheiro. “Esse dinheiro tem que transitar na população negra, para que ela possa fazer escolhas, assumir papéis de liderança. (...) Se nos tivermos acesso de lideranças que esse número cresce no país, a gente vai conseguir fazer negócios gerar novas oportunidades e desbravar fronteiras não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, afirma.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)