Fundação Padre Anchieta

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O arroz, produto essencial na mesa dos brasileiros, custava R$15 nos mercados no início de 2020, hoje chega a bater R$40 nos mercados nacionais. O quilo do arroz brasileiro tem dado o que falar e já está se tornando mais caro que muitos produtos simbólicos do mercado alimentício. Um deles, o famoso sanduíche Big Mac.

Isso porque, se considerado o Índice Big Mac, feito pela revista britânica The Economist, por exemplo, já é possível colocar o arroz acima do lanche mais popular da rede de fast-food Mc Donald’s. Ou seja, com o dinheiro investido em um quilo de arroz, seria possível comprar quase dois Big Macs.

Tendo como parâmetro o preço, em dólares americanos, do lanche em cada país, o Índice Big Mac tem como objetivo comparar a valorização e o poder de compra de diversas moedas ao redor do mundo. Em termos técnicos, é um indicativo de PPC (Paridade de Poder de Compra).

De acordo com a última edição do estudo, publicada no último mês de julho, o preço de R$20,90 para o lanche no Brasil mostra uma subvalorizarão do Real em 31,5% com relação ao dólar. Logo, para que custasse a mesma coisa nos Estados Unidos, seria necessária uma taxa de câmbio de R$3,66, bem menor que os R$5,34 atuais.