Notícias

Fake news: Água tônica ajuda na prevenção contra o coronavírus?

Em vídeo que viralizou na internet, cientista política Victória Peixoto recomenda a ingestão de água tônica e a relaciona aos efeitos da cloroquina


15/04/2020 17h40

Circula na internet desde a última terça-feira (14), a notícia de que a ingestão de água tônica ajudaria na prevenção contra o novo coronavírus. Isso se daria porque a bebida é feita a partir do quinino, substância que também deu origem à cloroquina. Contudo, a informação é falsa.

É importante ressaltar que ainda não existe comprovação científica da eficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19. Além disso, a quantidade de quinino utilizado para a produção de água tônica é tão baixa que não teria efeito nenhum na prevenção da doença (em geral, a proporção é de 5mg de quinino por litro).

Apesar compartilharem a mesma base, quinino e cloroquina não são a mesma substância. Ambas contam com uma constituição molecular diferente.

No passado, o quinino já foi utilizado no tratamento da malária. A substância é retirada da casca de uma planta que recebe o nome científico de Cinchona calisaya, comum em países da América do Sul. Com a invenção de novos medicamentos, o quinino deixou de ser utilizado como fármaco.

Quem é gestante precisa tomar cuidado redobrado com a ingestão do quinino. Isso porque a substância apresenta propriedades abortivas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)