Notícias

Pesquisa diz que consumo de álcool na gravidez, mesmo em pequenas doses, causa prejuízos em crianças

Estudo feito com 9.700 crianças indica que o álcool pode prejudicar o desenvolvimento infantil


14/10/2020 15h12

Um estudo realizado pela Universidade de Sidney, na Austrália, aponta que o consumo de álcool na gravidez, mesmo em pequenas doses, pode provocar prejuízos psicológicos e comportamentais nas crianças.

A pesquisa acompanhou mais de 9.700 crianças desde o útero até completarem 10 anos de idade. A falta de atenção e a ansiedade estão entre os impactos negativos para o desenvolvimento infantil.

A pesquisa descobriu que dois drinks por semana no início da gestação, mesmo quando a mulher ainda não sabe que está grávida, aumentam o risco de a criança ter problemas psicológicos e comportamentais no futuro. Aquelas expostas a baixos níveis de álcool no útero apresentaram mais ansiedade e depressão.

Para ampliar a conscientização sobre os prejuízos do consumo de álcool durante a gestação, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou a campanha ‘Gravidez Sem Álcool’, para alertar os riscos da síndrome alcoólica fetal, doença sem cura que leva a alterações em órgãos do bebê em formação e desordens de comportamento.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)