Notícias

Pesquisadores americanos analisam relação dos glóbulos vermelhos no sangue com mortalidade pela Covid-19

Mais de 1.600 pacientes que ficaram internados por quase dois meses, foram acompanhados em quatros hospitais de Massachusetts


16/10/2020 10h50

Os pesquisadores do Massachusetts General Hospital de Boston trabalharam com dados de pacientes diagnosticados com a Covid-19 que estiveram internados durante quase dois meses em quatro hospitais.

Eles analisaram o índice RDW, que avalia a variação de tamanho entre as hemácias. Também conhecidas como glóbulos vermelhos, elas geralmente medem sete milésimos de milímetro e são responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos e pela retirada de parte do gás carbônico produzido pelas células.

Cerca de 1.600 pacientes foram acompanhados. Nos que mantiveram o RDW normal, a taxa de mortalidade foi de 11%, nos que apresentaram ou desenvolveram um índice acima da média, a taxa foi de quase três vezes mais, ou seja, 31%, independentemente de comorbidades ou faixa etária.

O trabalho foi publicado no Jornal da Associação Médica Americana. Para saber o nível de glóbulos vermelhos no sangue, basta um hemograma, um exame simples e barato.

Os pesquisadores agora querem entender o que pode ter provocado essa diferença no tamanho dos glóbulos vermelhos. A expectativa é que a descoberta ajude na busca por um tratamento contra a Covid-19.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)