Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que 147,9 milhões de eleitores poderão votar nas eleições de 2020, percentual 2,6% maior do que na última eleição municipal, em 2016. De acordo com a análise do TSE, o perfil demográfico dos eleitores indica que mulheres são maioria nesta eleição, com 52% do total de votos.
Já na divisão por escolaridade, os brasileiros com ensino médio completo formam o maior grupo, com 25% do eleitorado; os eleitores com ensino fundamental incompleto correspondem 24% do total; 15% do eleitorado tem o ensino médio incompleto; o grupo com ensino superior completo compõe apena 10% dos eleitores.
O voto é obrigatório para a maioria dos brasileiros, mas cerca de 14 milhões de eleitores podem escolher se irão, ou não, às urnas neste ano. Entre eles estão idosos a partir de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.
Em razão da pandemia, o TSE, em parceria com os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein e técnicos da Fiocruz, elaborou um protocolo com medidas sanitárias para o dia da votação, que ocorrerá no dia 15 de novembro. O objetivo das medidas é reduzir o risco de contágio durante o pleito.
REDES SOCIAIS