Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Os laços entre o Brasil e os países árabes começaram a se formar no final no século 19, com a chegada de sírios e libaneses. Atualmente, o Brasil tem perto de 12 milhões de árabes e descendentes. Segundo o Ibope, isso representa 6% da população brasileira. O país já registra a maior comunidade árabe fora do Oriente Médio.

Um levantamento feito pelo Ibope em abril deste ano mostrou que pelo menos 11 milhões e meio de brasileiros declaram possuir origem ou ao menos ascendência árabe.

Para celebrar a ligação cultural, discutir as relações econômicas e debater o futuro da cooperação, começa hoje o Fórum Brasil-Países Árabes.

Neste ano, por conta da pandemia, o evento está sendo realizado pela internet. O tema escolhido para o fórum foi "O Futuro é Agora".

O presidente Jair Bolsonaro abriu os painéis do evento nesta manhã, e ressaltou a importância econômica da relação. "Estamos prontos para estabelecer novas frentes de colaboração, a fim de estabelecermos marcos regulatórios capazes de aprimorar ainda mais  investimentos entre o Brasil e os países árabes. Aproveito para relembrar os laços históricos e culturais que unem o Brasil e o mundo árabe", disse.

O ministro da economia, Paulo Guedes, e o das relações exteriores, Ernesto Araújo, também participaram do encontro.

Além de representar uma parcela da população com melhor situação financeira do que a média nacional, os árabes também compõem 10% das lideranças das empresas do país, segundo o Ibope. 

Parte significativa desse valor está na exportação de carne Halal do Brasil para o Oriente Médio. O país é o maior exportador do mundo da proteína, que é produzida seguindo procedimentos específicos da religião islâmica.