Notícias

Autoridades de saúde reforçam a importância da vacina contra a poliomielite

A expectativa do Ministério da Saúde é de que cerca de 11 milhões de crianças de 0 a 5 anos sejam vacinadas contra a pólio


20/10/2020 13h20

A poliomielite, também conhecida como paralisa infantil, está erradicada do Brasil há mais de 30 anos, mas o surgimento de casos recentes em alguns países acendeu um alerta. Nos últimos três anos, novas infecções foram registradas em pelo menos 23 países.

Especialistas ressaltam que até que a doença seja eliminada do mundo, existe o risco do Brasil ter casos importados e o vírus voltar a circular. Autoridades de Saúde trabalham para manter a ameaça longe e reforçam que a vacinação é a única forma de evitar a doença, que não é registrada no país há pelo menos 28 anos. 

A poliomielite é transmitida pelo contato com secreções de pessoas doentes. Em cerca de 1% dos casos, o vírus alcança o sistema nervoso central causando paralisia parcial ou total, principalmente nos membros inferiores.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPA), se o vírus não for erradicado, em uma década poderemos ter 200 mil crianças infectadas por ano no mundo.

Para reforçar a importância da vacina contra a poliomielite, o Ministério da Saúde realiza uma campanha nacional para combater, entre outras doenças, a pólio, que irá até o dia 30 de outubro. Segundo o órgão, cerca de 11 milhões de crianças menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas contra a doença.

Autoridades de Saúde reforçam que os postos de saúde estão oferecendo toda segurança necessária durante a campanha. O uso de máscaras, álcool em gel e cadeiras marcadas com distanciamento são primordiais para o funcionamento dos postos de vacinação.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)