Notícias

CNI estima queda de 4,1% para o PIB industrial e 4,2% para PIB geral em 2020

Apesar da aceleração da retomada econômica, o levantamento prevê uma queda de 4,1% no PIB industrial deste ano


21/10/2020 12h57

O novo relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta quarta-feira (21), projeta uma baixa de 4,1% na Produção Industrial Brasileira de 2020. A pesquisa aponta que apesar da aceleração da retomada econômica, não será possível reverter a queda anual causada pela crise gerada pela pandemia.

Segundo a CNI, o terceiro trimestre do ano terá um crescimento do PIB industrial de 10% em comparação ao período anterior, de abril a junho. A expectativa da instituição, entretanto, é que o ritmo de retomada esfrie no último trimestre do ano, em razão da diminuição dos programas emergenciais de renda e os de estímulo empresarial. Para que a economia não entre em uma depressão sem essa renda extra, a entidade afirma que é necessário que essa retirada seja gradual.

No PIB geral, a CNI também aponta que os diversos setores vivem retomadas em ritmos diferentes. O varejo e a indústria, por exemplo, viveram a chamada curva em "v", onde a queda é acelerada e a recuperação também. Já o setor de serviços prestados às famílias, como hotéis, restaurantes e academias, ainda têm cerca de metade da do faturamento observado em fevereiro, no início da pandemia no Brasil.

A entidade prevê que o PIB geral do país neste ano será 4,2% menor do que em dezembro de 2019.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)