Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

No Roda Viva desta segunda-feira (26), o ex-marqueteiro João Santana falou sobre sua atual situação jurídica e os motivos que o levaram à prisão em 2016.

Na entrevista, a primeira concedida por Santana desde sua prisão em 2016, o jornalista e publicitário responsável por campanhas presidenciais do PT nos anos de 2006, 2010 e 2014, afirmou que a prática do caixa dois é a "alma do sistema eleitoral brasileiro".

"O caixa dois não foi uma unha encravada no sistema político brasileiro. O caixa dois foi sempre a alma do sistema eleitoral brasileiro, era uma coisa geral, especifica, poucos foram punidos", disse.

Assista ao trecho:

O Roda Viva contou com uma bancada de entrevistadores formada por Fábio Zanini, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo; Malu Gaspar, jornalista da revista Piauí; Guilherme Amado, jornalista da revista Época; Débora Bergamasco, repórter do SBT Brasil; e Fernando Rodrigues, diretor de redação do Poder360.

Ex-marqueteiro do PT 

Com uma trajetória que passa pelas redações de grandes jornais e revistas, pela música e pela literatura, João Santana acabou se consagrando no marketing político ao acumular um recorde de vitórias em campanhas eleitorais. Elegeu oito presidentes, incluindo Lula, em 2006, apesar do Mensalão, e Dilma em 2010 e 2014. No exterior, comandou campanhas vencedoras em quatro países, incluindo a eleição de Hugo Chávez, em 2012, e Nicolás Maduro, em 2013, na Venezuela 

Detido pela Operação Lava Jato em fevereiro de 2016, foi solto em agosto do mesmo ano, após o pagamento de fiança e a assinatura de acordo com a Justiça. Admitiu o uso de Caixa 2 e teve sua colaboração premiada homologada pelo STF, em 2017.

Confira a íntegra da entrevista de João Santana no Roda Viva: