Notícias

Rosa Weber suspende decisão de Ricardo Salles que revogava proteção dos manguezais e restingas

Em setembro, o Conama derrubou as resoluções que restringiam desmatamento das áreas


29/10/2020 10h40

Nesta quinta-feira (29), a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, suspendeu a decisão do ministro Ricardo Salles pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que permitia a exploração dos manguezais e restingas do país. 

A suspensão vale até a análise das ações relacionadas ao tema apresentadas pela Corte. Com a prática de determinação da ministra, as áreas voltam a ser protegidas por lei. 

Leia também: 'Passar a boiada': Entidades de defesa do Meio Ambiente vão tentar anular medidas aprovadas por Salles em reunião do Conama

As regras de proteção a essas áreas foram derrubadas em setembro deste ano e provocou críticas entre ambientalistas, além de gerar ações na Justiça contra e a favor da decisão.

Como relatora do caso no STF, Weber escreveu: "O estado de coisas inaugurado pela revogação das Resoluções nºs 284/2001, 302/2002 e 303/2002 do Conama sugere agravamento da situação de inadimplência do Brasil para com suas obrigações constitucionais e convencionais de tutela do meio ambiente. A supressão de marcos regulatórios ambientais, procedimento que não se confunde com a sua atualização, configura quadro normativo de aparente retrocesso no campo da proteção e defesa do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)