Notícias

Um em cada três trabalhadores negros com ensino superior ocupa cargos de nível médio

O número de 'sobre-educados' cresceu em todas as faixas, mas trabalhadores negros são mais afetados; "Aumento reflete desigualdade racial no mercado de trabalho", diz pesquisadora


06/11/2020 16h18

Levantamento da consultoria IDados aponta que mais de um a cada três trabalhadores negros com diploma de nível superior atua em cargos de nível médio.

Essa é a realidade de 38% dos homens negros e de 33% das mulheres negras que possuem graduação em universidades. Entre os brancos, esse percentual cai para 29% para os homens e 27% para as mulheres. 

A pesquisa comparou números de 2015 com o primeiro trimestre de 2020. A proporção dos chamados 'sobre-educados' cresceu em todas as faixas, com destaque para os trabalhadores negros. "Existe um despreparo, que pode ter a ver com discriminação na hora de contratar, com os indivíduos negros. Esse aumento relativo reflete uma desigualdade racial e história no mercado de trabalho", diz a pesquisadora Ana Teresa Pires.

Os dados do levantamento também mostram que a dificuldade do negro de ocupar cargos de destaque dentro de empresas não tem a ver com qualificação, e sim com falta de oportunidade. "O acesso precisa ser um acesso em que todos sejam tratados igualitariamente e que ninguém seja distinguido", comenta o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)