Notícias

Eleições 2020: o que você precisa para votar neste domingo

Confira as orientações para os eleitores que deverão ir às urnas neste domingo (15)


13/11/2020 15h00

Neste domingo (15), ocorre no país as eleições municipais de 2020. Em razão da pandemia da Covid-19, diversas medidas de segurança sanitária serão adotadas, para que sejam evitadas ao máximo as chances de propagação do vírus quando os brasileiros forem às urnas.

Mudança no horário

As sessões eleitorais serão das 7h às 17h. Das 7h às 10h, a votação será preferencial para pessoas acima de 60 anos de idade, que integram o grupo de risco de complicações pela Covid-19. O aumento de uma hora no período de votação tem como objetivo manter o movimento reduzido.

Consulte o local

Por conta da pandemia, pode haver uma diminuição no número de sessões eleitorais. Para conferir o local de votação, o eleitor pode consultar as informações do Título de Eleitor através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo Tribunal Regional Eleitoral de cada Estado.

Cola eleitoral

No primeiro turno das eleições municipais deste ano, o eleitor terá que realizar dois votos: um para prefeito e um para vereador. Anotar o número dos candidatos na cola eleitoral pode evitar esquecimentos quando o eleitor estiver perante a urna.

Levar documentos

Entre as medidas sanitárias adotadas para nestas eleições, está a suspensão da identificação biométrica. Para realizar o voto, o eleitor deverá levar um documento oficial com foto ou o e-Título, aplicativo que apresenta informações como número do título de eleitor, situação eleitoral e local de votação. O e-Título está disponível para Android e iOS.

Levar caneta e máscara

Nas seções eleitorais são obrigatórios o distanciamento social e o uso de máscara. Além disso, será disponibilizado álcool em gel. É recomendado que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Justificativa

Quem não puder comparecer nas eleições deste ano poderá fazer a justificativa de maneira remota, por meio do aplicativo e-Título. As informações poderão ser repassadas até 60 dias após o pleito por quem não pôde comparecer.

O TSE orienta que cidadãos que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias e quem apresentar sintomas na data da eleição não devem comparecer aos locais de votação.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)