Notícias

Academias e restaurantes apresentam maior risco de transmissão da Covid-19, diz estudo

Pesquisa aponta lugares que apresentam o maior risco de propagação do vírus


13/11/2020 15h43

Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Stanford e Northwestern, nos Estados Unidos, indica que a reabertura de estabelecimentos como restaurantes, academias e hotéis, apresenta o maior risco de propagação do novo coronavírus. O resultado foi publicado na revista científica Nature, na última terça-feira (10).

A pesquisa monitorou a movimentação de 98 milhões de pessoas pelo celular entre os meses de março e maio, e cruzou e comparou os dados com o número de casos da doença para entender como o vírus se espalha.

Em Chicago, por exemplo, o modelo previu que se os restaurantes fossem reabertos com capacidade total poderiam gerar 600 mil novas infecções. Limitar em 20% a ocupação de locais na cidade reduziu em 80% o número de infecções previstas no estudo.

Os cientistas ponderam que não seriam necessários bloqueios totais para conter o vírus, e que medidas de proteção como uso de máscaras e capacidade reduzida nos estabelecimentos podem manter o nível das infecções sob controle. Porém, sem esses cuidados, um terço da população poderia ser infectada.

Os modelos desenvolvidos a partir do estudo podem orientar as autoridades públicas sobre as políticas de reabertura, necessárias para a recuperação econômica e fundamentais para que seja evitada uma nova onda da doença.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)