Notícias

Dia Do Banheiro: cerca de 14% da população mundial não tem acesso ao saneamento básico

Problema atinge e mata mais crianças; no Brasil, 72% das pessoas na região nordeste não possuem rede de esgoto


12/11/2020 15h15

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, no mundo, mais de um bilhão de pessoas ou 14% da população não possuem acesso ao saneamento básico.

A falta de saneamento gera doenças, que matam mais de um milhão de pessoas por ano. Segundo a OMS, cerca de 88% das mortes causadas por diarreia, tem como principais vítimas as crianças, e são causadas pela falta de um sanitário.

Com o objetivo de chamar a atenção para o problema, a ONU instituiu, em 2013, 19 de novembro como o Dia Mundial do Banheiro. Aqui no Brasil, mais de quatro milhões de pessoas não têm acesso a um sanitário.

No nordeste do país, 72% das pessoas sofrem com a falta de rede de esgoto. Um projeto piloto implantado por uma ONG na comunidade de Riacho das Almas, em Pernambuco, levou banheiros secos, que funcionam com ajuda do sol, a 16 famílias.

Os primeiros 12 meses mostram resultados preliminares positivos, como a melhora na saúde dos usuários. Apesar de ter intenção de expandir esse tipo de iniciativa, a gerente de programas da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, Mohema Whately, reforça que fornecer redes de esgoto saneamento para todos os brasileiros é responsabilidade do poder público.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)