A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, contra a Covid-19, foi considerada como segura e eficaz segundo um estudo publicado pela revista científica The Lancet, uma das mais respeitadas do mundo.
O levantamento publicado no artigo foi feito com base nos resultados da fase dois dos testes, que indicou que a vacina é segura e garante imunidade para adultos de todas as idades.
Os pesquisadores já haviam divulgado o mesmo resultado em outubro, mas só agora ele foi revisado por pares independentes em uma publicação científica. O estudo levou em conta a imunização de 560 adultos saudáveis.
Entre eles, tanto a aplicação de baixas doses do medicamento quanto a de doses padrão produziu respostas imunizantes. Cientistas indicam, ainda, que poucos efeitos colaterais surgiram após a aplicação da vacina.
A universidade saberá a estimativa de eficácia do imunizante após a conclusão da análise preliminar da fase três dos testes, quando milhares de pessoas recebem a vacina. A expectativa de Oxford, segundo a revista, é começar a publicar resultados parciais da última etapa já nas próximas semanas.
Nos últimos dias, duas companhias estadunidenses divulgaram os resultados da fase três dos testes. A Pfizer, que obteve 95% de imunização, e a "moderna", com 94,5%.
REDES SOCIAIS