Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Na véspera do Dia da Consciência Negra, um homem negro foi espancado até a morte por dois homens brancos em um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido por um segurança da loja e um policial militar fora de serviço depois de uma discussão no estabelecimento. 

Em vídeos que circulam pelas redes sociais, os agressores aparecem desferindo socos no rosto da vítima e tentam imobilizá-la no chão. Paramédicos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegaram a prestaram socorro, mas a vítima não resistiu e morreu no local. Os dois agressores foram detidos. 

A loja onde o crime aconteceu amanheceu fechada nesta sexta (20). Em nota, a rede de supermercados lamentou o caso e informou que adotará medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos, além de romper o contrato com a empresa encarregada da segurança nas lojas. 

O caso gerou revolta nas redes sociais e rendeu comparações com outras situações de violência contra pessoas negras no Brasil e no mundo. Diante da imagem dos agressores por cima da vítima já imobilizada no chão, internautas relembraram o caso do norte-americano George Floyd, cuja morte após sufocamento por policiais provocou intensos protestos do movimento Black Lives Matter ("Vidas Negras Importam") pelos Estados Unidos.

Ativistas marcaram manifestações para a tarde desta sexta-feira diante do Carrefour onde o crime aconteceu, além de protestos em outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. 

Assista à reportagem do Jornal da Tarde: