Notícias

Em discurso no G-20, Bolsonaro reclama de protestos contra o racismo no Brasil

Presidente da República falou à cúpula internacional um dia após o Dia da Consciência Negra, marcado por manifestações em reação ao assassinato de João Alberto, espancado por seguranças do Carrefour


21/11/2020 13h45

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi o primeiro a discursar na reunião virtual do G-20, neste sábado (21). À luz das manifestações ocorridas nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o representante do Brasil fez uma reclamação com relação aos protestos antirracistas no Brasil, reforçando a tese de que tensões raciais não caracterizam a "história" do país.

"Antes de adentrarmos o tema principal desta sessão, quero fazer uma rápida defesa do caráter nacional brasileiro em face das tentativas de importar para o nosso território tensões alheias à nossa história", disse. 

Bolsonaro fez alusão aos protestos desencadeados pelo assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro, de 40 anos, espancado e asfixiado até a morte por seguranças de um supermercado Carrefour, em Porto Alegre (RS). O mandatário, porém, não chegou nem a citar o nome da vítima, muito menos prestou condolências à família.

"O Brasil tem uma cultura diversa, única entre as nações. Somos um povo miscigenado", apontou. "Foi a essência desse povo que conquistou a simpatia do mundo. Contudo, há quem queira destruí-la, e colocar em seu lugar o conflito, o ressentimento, o ódio e a divisão entre raças, sempre mascarados de 'luta por igualdade' ou 'justiça social'. Tudo em busca de poder", completou.

Nesta sexta, Jair Bolsonaro já havia se pronunciado com relação às manifestações raciais e o combate ao racismo. Nas redes sociais, o discurso foi bem parecido com o da reunião do G-20, e também deixou de incluir o nome de João Alberto.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)