Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Brasil, na contramão de outras nações, é o único país onde as fake news sobre a cloroquina ainda circulam com frequência. A conclusão vem de um levantamento feito por agências de checagem de 129 países.

A pesquisa também mostrou que as notícias falsas relacionadas à Covid-19, a prefeitos e governadores é forte no País, o que comprova a politização de uma doença que já matou mais de 170 mil brasileiros. Essa é a pandemia de um vírus mortal e de desinformação.

Leia também: Recorde: Mundo registra mais de 12 mil mortes por Covid-19 em um dia

Segundo o levantamento, informações falsas sobre a cloroquina apareceram 176 vezes na base de dados. O campeão de casos é o Brasil, com 75 menções, que podem ter sido compartilhadas milhões de vezes.

Um fato que chamou a atenção dos pesquisadores é que as fake news sobre o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 continuaram sendo replicadas no Brasil mesmo depois da suspensão dos testes pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à falta de eficácia do medicamento. Também foi identificada uma motivação política.

Leia também: Grupo de pesquisadores faz alerta para o começo da segunda onda da pandemia no Brasil

Para Nina Santos, pesquisadora em pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, o fortalecimento das instituições científicas é fundamental para que a desinformação não cause prejuízos que podem custar vidas.