Notícias

Brasileiros recebem encomenda de sementes com pragas que não existem no país

Provável caso de fraude virtual, o material apresenta risco para o meio ambiente


27/11/2020 09h12

O Ministério da Agricultura divulgou que brasileiros estão recebendo via Correios um pacote com sementes que, segundo análise, contém pragas que não existem no país. Segundo a pasta, cerca de 17 das 36 amostras coletadas apresentam risco fitossanitário ao Brasil.

Nas amostras, foram identificadas as espécies Myosoton aquaticum, planta quarentenária resistente a herbicidas; Descurainia sophia, caracterizada como daninha no Hemisfério Norte e invasora em outros países; outras sementes quarentenárias, como Cuscuta, Brassica, Chenopodium e Amaranthus; e dos fungos Cladosporium, Alternaria, Fusarium, e Bipolaris.

Relatos de casos parecidos foram registrados na Europa e nos Estados Unidos. Da maior hipótese, segundo a Defesa Sanitária Vegetal de Santa Catarina, o envio da mercadoria não solicitada é um golpe para gerar mais vendas na internet. 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) estuda se o caso não está relacionado com "brushing", uma fraude virtual que consiste no envio de mercadorias sem pedido, apenas para registrar compras falsas.

O Ministério da Agricultura solicita aos brasileiros que receberem a encomenda que tomem cuidado e que entreguem o material a uma das unidades do ministério em seu estado ou ao órgão estadual de Defesa. A encomenda não pode ser aberta ou descartada no lixo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)