Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Ministério da Agricultura
Reprodução/Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura divulgou que brasileiros estão recebendo via Correios um pacote com sementes que, segundo análise, contém pragas que não existem no país. Segundo a pasta, cerca de 17 das 36 amostras coletadas apresentam risco fitossanitário ao Brasil.

Nas amostras, foram identificadas as espécies Myosoton aquaticum, planta quarentenária resistente a herbicidas; Descurainia sophia, caracterizada como daninha no Hemisfério Norte e invasora em outros países; outras sementes quarentenárias, como Cuscuta, Brassica, Chenopodium e Amaranthus; e dos fungos Cladosporium, Alternaria, Fusarium, e Bipolaris.

Relatos de casos parecidos foram registrados na Europa e nos Estados Unidos. Da maior hipótese, segundo a Defesa Sanitária Vegetal de Santa Catarina, o envio da mercadoria não solicitada é um golpe para gerar mais vendas na internet. 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) estuda se o caso não está relacionado com "brushing", uma fraude virtual que consiste no envio de mercadorias sem pedido, apenas para registrar compras falsas.

O Ministério da Agricultura solicita aos brasileiros que receberem a encomenda que tomem cuidado e que entreguem o material a uma das unidades do ministério em seu estado ou ao órgão estadual de Defesa. A encomenda não pode ser aberta ou descartada no lixo.