Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Alexandre Ferreira/Voz das Comunidades
Alexandre Ferreira/Voz das Comunidades

Uma iniciativa para lá de especial marcou a ensolarada manhã deste sábado (28) no Rio de Janeiro (RJ). Completados 10 anos da ocupação do Complexo do Alemão e da Penha, o jornal Voz das Comunidades organizou um mutirão pelas comunidades, distribuindo mais de 15 mil livros aos moradores. 

A  'Invasão de Livros', nome atribuído à ação, faz alusão às frequentes invasões policiais no conjunto de favelas cariocas. Em vez de violência, porém, é a literatura que define o elo entre a população local e os voluntários que adentram as comunidades.

No dia 28 de novembro de 2010, uma megaoperação policial, que contou com apoio das Forças Armadas, ocupou o Complexo do Alemão e da Penha com blindados, helicópteros e até atiradores de elite. Foram apreendidas toneladas de drogas e um arsenal de armas.

Em primeira instância, a pacificação das comunidades surtiu efeito positivo, com o governo do Rio de Janeiro ensaiando um desenvolvimento econômico e social da região. O turismo aumentou, alguns serviços chegaram às favelas, mas a violência não tardou a voltar. Dez anos depois, o cenário pouco mudou.