Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Twitter
Reprodução / Twitter

Nesta segunda-feira (30), Erica Malunguinho (PSOL), deputada estadual de São Paulo e artista plástica, se posicionou em sua rede social e comemorou o fim das restrições de doação de sangue impostas a travestis, trans e homossexuais durante muitos anos. Junto com a publicação, ela publicou uma foto tirada enquanto ela realizava sua doação em um hemocentro de São Paulo.

Erica foi a primeira deputada estadual trans a ser eleita em São Paulo e a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ela também criou o Aparelha Luzia, quilombo urbano responsável por fomentar debates e a disseminação da cultura.

Até alguns meses atrás, essa simples ação de doação de sangue era proibida, até que em decisão histórica o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a restrição com a maioria dos votos (7 a 4). O tema começou a ser discutido em 2016 pelo PSB e começou a ser julgado em 2017, sendo interrompido por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

Leia também: Prefeita eleita de Bauru denuncia ataques racistas: "É inadmissível"

Com a pandemia do novo coronavírus e com a necessidade de hemocentros levantarem doações de sangue o mais rápido possível, o assunto voltou em pauta e a decisão foi derrubada em 8 de maio de 2020.

A Agência de Vigilância Sanitária por meio da Resolução RDC nº 34/14 e o Ministério da Saúde através da Portaria nº 158/16 proibiam a doação de sangue, realizada por pessoas trans, homossexuais e travestis, já que ambas as instituições determinavam regras sobre as relações sexuais dos doadores.