Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O atual presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, divulgou, na última quarta-feira (2), a lista com 27 nomes que serão excluídos da Lista de Personalidades Negras da instituição. Entre eles se encontram os cantores Elza Soares, Martinho da Vila, Milton Nascimento e Gilberto Gil, as escritoras Conceição Evaristo e Sueli Carneiro, o atleta Joaquim Carvalho Cruz e a ambientalista Marina Silva.

A mudança é fruto da Portaria número 189, publicada no dia 11 de novembro no Diário Oficial da União, que estabelece novos critérios para a seleção de nomes de pessoas negras, do Brasil e do Mundo, que integrarão a lista. A partir de agora, serão incluídas apenas homenagens póstumas. "É certo que alguns voltarão um dia, mas acredito que a maioria não", disse Camargo no Twitter sobre os nomes retirados.

Confira a lista completa:

No dia 1º, Camargo já havia divulgado lista com 8 nomes de personalidades que passariam a ser homenageadas pela entidade vinculada ao Ministério da Cultura. São eles os artistas Luiz Melodia, Pixinguinha, Mussum, Wilson Simonal e Jacira de Almeida, o medalhista olímpico João do Pulo, o militar Marcílio Pinto e o sargento 'Negão do BOPE'. "Vamos valorizar quem merece!", comentou o presidente.

A medida gerou repercussão na internet. "É um delírio acreditar que, ao simplesmente excluir da lista de Personalidades Negras da Palmares, também se exclui nomes que marcam a história do povo negro deste país", publicou a deputada estadual por São Paulo Erica Malunguinho.

O apresentador Luciano Huck também lamentou a decisão: "Minha solidariedade à todos que sofreram perseguição ideológica e foram excluídos da lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares. O brilho de vocês ninguém apaga".