Notícias

Gonzalo Moratorio, pesquisador uruguaio, entra na lista de principais cientistas de 2020

Virologista é o único sul americano da lista


16/12/2020 17h48

A revista científica inglesa, Nature, publicou nesta semana a lista com 10 cientistas que tiveram papel de destaque no mundo em 2020. Destaque para Gonzalo Moratorio, virologista do Instituto Pasteur e da Universidade da República. Ele é uruguaio e é o único sul americano entre os selecionados.

A homenagem da Nature acontece porque Moratorio e sua equipe foram um dos responsáveis por montar o plano nacional de combate ao Covid-19. A estratégia montada pelo virologista foi um sucesso. De acordo com o levantamento até 10 de dezembro, apenas 87 pessoas tinham morrido pelo coronavírus no Uruguai.

Leia também: Governo apresenta plano de imunização contra a Covid-19 e inclui CoronaVac

Graças ao plano que o cientista ajudou a montar, o governo uruguaio testou em massa a população e isolou as pessoas que testaram positivo. Com o aumento de casos nos primeiros meses, ele e sua equipe desenvolveram um teste PCR próprio, sem depender de outros países.

O Uruguai é um dos países da América do Sul que menos sofreram com os impactos do Covid-19. O país ao sul do Brasil não teve nenhum dia com mais de 100 mortos pela doença.

Além de Moratoria, a Nature também homenageou Anthony Fauci, Li Lanjuan, Adi Utarini, Tedros Ghebreyesus (presidente da OMS), Chanda Prescod-Weinstein, Verena Mohaupt, Jacinda Ardern, Zhang Yongzhen e Kathrin Jansen.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)