Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Twitter
Divulgação/Twitter

A revista científica inglesa, Nature, publicou nesta semana a lista com 10 cientistas que tiveram papel de destaque no mundo em 2020. Destaque para Gonzalo Moratorio, virologista do Instituto Pasteur e da Universidade da República. Ele é uruguaio e é o único sul americano entre os selecionados.

A homenagem da Nature acontece porque Moratorio e sua equipe foram um dos responsáveis por montar o plano nacional de combate ao Covid-19. A estratégia montada pelo virologista foi um sucesso. De acordo com o levantamento até 10 de dezembro, apenas 87 pessoas tinham morrido pelo coronavírus no Uruguai.

Leia também: Governo apresenta plano de imunização contra a Covid-19 e inclui CoronaVac

Graças ao plano que o cientista ajudou a montar, o governo uruguaio testou em massa a população e isolou as pessoas que testaram positivo. Com o aumento de casos nos primeiros meses, ele e sua equipe desenvolveram um teste PCR próprio, sem depender de outros países.

O Uruguai é um dos países da América do Sul que menos sofreram com os impactos do Covid-19. O país ao sul do Brasil não teve nenhum dia com mais de 100 mortos pela doença.

Além de Moratoria, a Nature também homenageou Anthony Fauci, Li Lanjuan, Adi Utarini, Tedros Ghebreyesus (presidente da OMS), Chanda Prescod-Weinstein, Verena Mohaupt, Jacinda Ardern, Zhang Yongzhen e Kathrin Jansen.