Os países da União Europeia começaram, neste domingo (27), a campanha de vacinação contra a Covid-19. Profissionais de saúde e moradores de asilos serão os primeiros a receber as doses da Pfizer/BioNTech.
O bloco econômico conta com 27 países e possui 450 milhões de habitantes. A meta, segundo os governos, é vacinar toda a população adulta durante o ano de 2021. A União Europeia firmou contrato com outras fornecedoras de vacinas além da Pfizer/BioNTech e já tem garantidas mais de dois bilhões de doses.
Leia também: AstraZeneca estuda medicamento que pode prevenir sintomas da Covid-19
Para garantir que a campanha de vacinação aconteça de forma mais rápida e eficiente, muitos médicos aposentados foram convocados para aplicar doses a população.
A União Europeia se junta a outros países, como Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e Chile, na imunização em massa contra o coronavírus.
Quem foram os primeiros a tomar dose?
Alguns países europeus anunciaram quem foram os primeiros a serem vacinados. Na Grécia, o primeiro ministro Kyriakos Mitsotakis e sua esposa Mareva receberam as primeiras doses no hospital de Atenas. As imagens foram transmitidas na TV aberta do país para estimular a população.
Na Itália, um dos países mais afetados pela pandemia, a enfermeira Claudia Alivernini foi a primeira a ser imunizada. Em Portugal, uma profissional da área da saúde e uma senhora iniciaram a campanha de vacinação.
A Hungria e a Eslováquia se anteciparam e iniciaram imunização ontem (26). Uma médica que atua na linha de frente de combate à pandemia foi a primeira vacinada.
Nova variante do coronavírus
O imunizante vem em boa hora: pelo menos dez países, como Suécia, França e Espanha, registraram uma nova variante, mais contagiosa do que a linhagem original do coronavírus. Os casos são de passageiros vindos do Reino Unido, onde a mutação foi descoberta. Os britânicos estão sob restrições de viagens desde então.
REDES SOCIAIS