Presidente da China expressa orgulho da nação e agradece as conquistas de 2020 em discurso de Ano Novo
De Beijing, Xi Jinping profere discurso sobre o ano e a pandemia de Covid-19 através do Grupo de Mídias da China (CMG)
01/01/2021 16h26
Durante a passagem do Ano Novo de 2021, por meio do Grupo de Mídias da China (CMG), o presidente da China Xi Jinping proclamou um discurso sobre a pandemia de Covid-19, as conquistas de 2020 e as expectativas para o próximo ano.
Jinping reforçou a importância do esforço individual no combate à pandemia de Covid-19, além de prestar condolências aos infectados: “Desde médicos e enfermeiros a soldados do povo, pesquisadores e cientistas a trabalhadores de comunidades residenciais, [...] e idosos com idade superior a 70 anos a jovens que nasceram nas décadas de 1990 e 2000, inúmeras pessoas arriscaram suas vidas para completar sua missão e salvar outros com amor”.
Ao fazer uma retrospectiva do ano de 2020, o presidente destacou as conquistas econômicas, dizendo que “somos o primeiro país entre as principais economias do mundo a conseguir o crescimento do PIB com a previsão de atingir um novo patamar de 100 trilhões de yuans no ano de 2020”. Xi Jinping citou também a produção agrícola, as explorações científicas e a luta contra a pobreza.
Veja o discurso completo de Xi Jinping.
Com relação à 2021, o presidente ressaltou a importância da união no caminho de combate à pandemia, e afirmou que “os povos de todos os países devem ficar de mãos dadas aos superar as dificuldades e tempestades em prol da dissipação de neblinas epidêmicas o quanto antes e construir um lar na Terra ainda mais feliz”.
Uma vez que 2021 marcará os 100 anos de aniversário do Partido Comunista da China, Xi Jinping também mencionou o fato ao final do seu discurso, saudando o Partido e reforçando seu "conceito de desenvolvimento centrado no povo”, missão que visa a revitalização da nação chinesa.
Seu discurso foi finalizado com desejos de prosperidade à nação e segurança ao povo: “Espero que a harmonia traga boa sorte e a vida seja feliz. Obrigado a todos!”.
REDES SOCIAIS