Notícias

Em 2020, construções humanas ultrapassaram massa de formas de vida da Terra

Estudo aponta que peso total de prédios e estradas já é maior que o de árvores e arbustos


01/01/2021 19h24

Tudo que o ser humano já construiu ultrapassou, em 2020, a massa de todas as formas de vida na Terra. A conclusão é de levantamento liderado por pesquisadores israelenses e publicado pela revista Nature.

O total de objetos construídos pela humanidade passou a marca de 1,1 trilhão de tonelada no último ano, superando a massa de animais, plantas e microrganismos existentes.

A quantidade de plástico, material que teve aumento de uso com a pandemia de Covid-19, já equivale ao dobro do total de animais. Já o peso de prédios e estradas supera o de árvores e arbustos.

Se os objetos que ainda vão virar lixo entrassem na conta, a virada teria ocorrido em 2013. O estudo considerou todos os países e todos campos da indústria.

"Nós estamos desregulando o sistema que mantém a vida no nosso planeta", comenta Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP, sobre o assunto.

Já Ricardo Abramovay, professor de Ciência Ambiental da USP, ressalta a questão da desigualdade diante de cenário. "Essas coisas não são produzidas igualmente por todo nós. Enquanto um indiano tem um consumo de duas toneladas per capita por ano ao longo de sua vida, um norte-americano tem um consumo de 25 toneladas per capita. Nós não vamos ter um planeta mais equilibrado se nós não enfrentarmos o problema das desigualdades", diz.

Assista à matéria do Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)