Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Tudo que o ser humano já construiu ultrapassou, em 2020, a massa de todas as formas de vida na Terra. A conclusão é de levantamento liderado por pesquisadores israelenses e publicado pela revista Nature.

O total de objetos construídos pela humanidade passou a marca de 1,1 trilhão de tonelada no último ano, superando a massa de animais, plantas e microrganismos existentes.

A quantidade de plástico, material que teve aumento de uso com a pandemia de Covid-19, já equivale ao dobro do total de animais. Já o peso de prédios e estradas supera o de árvores e arbustos.

Se os objetos que ainda vão virar lixo entrassem na conta, a virada teria ocorrido em 2013. O estudo considerou todos os países e todos campos da indústria.

"Nós estamos desregulando o sistema que mantém a vida no nosso planeta", comenta Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP, sobre o assunto.

Já Ricardo Abramovay, professor de Ciência Ambiental da USP, ressalta a questão da desigualdade diante de cenário. "Essas coisas não são produzidas igualmente por todo nós. Enquanto um indiano tem um consumo de duas toneladas per capita por ano ao longo de sua vida, um norte-americano tem um consumo de 25 toneladas per capita. Nós não vamos ter um planeta mais equilibrado se nós não enfrentarmos o problema das desigualdades", diz.

Assista à matéria do Jornal da Tarde: