A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai pagar em torno de R$ 59 milhões pela compra de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.
O imunizante será importado da Índia, país que abriga o Instituto Serum, centro responsável por produzir a vacina.
As doses prontas que serão obtidas pela fundação tem o valor unitário de U$ 5,25, cerca de R$ 27,60 na cotação atual do dólar.
A Fiocruz informou que o valor total da importação já inclui a operação, armazenagem e o transporte do medicamento.
Leia Mais: Em teleconferência, governadores cobram Ministério da Saúde sobre plano de vacinação
Em nota oficial lançada pelos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores nesta terça (5), foi divulgado que as negociações entre a Fundação e o Instituto Serum estão em estágio avançado, e que a "provável data de entrega do material será em meados de janeiro".
Também nesta terça, a Fiocruz comunicou que integrantes da fundação e da AstraZeneca participaram de uma reunião com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para discutir o pedido de uso emergencial das vacinas prontas.
Segundo a Fiocruz, no encontro, foram discutidos os documentos que serão enviados quando o pedido de aprovação do imunizante for feito pelos produtores à Anvisa.
De acordo com a fundação, o objetivo é fazer um alinhamento para ter certeza de que os dados sejam submetidos segundo requisitos estabelecidos pela Agência, para que a avaliação ocorra o mais rapidamente possível.
REDES SOCIAIS