Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) enviou na última terça-feira (12) um ofício ao Ministério da Educação (MEC) em que defende um novo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com início marcado para o próximo domingo (17/1).

A Defensoria Pública da União também já recorreu da decisão da Justiça Federal de São Paulo que decidiu na última terça-feira (12) manter as datas do exame.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), como forma protetiva contra a Covid-19, a abertura dos portões será antecipada em 30 minutos para que se evite aglomerações nos locais de prova. Os candidatos poderão entrar a partir das 11h30, no horário de Brasília.

As salas terão ocupação de 50% da capacidade máxima e salas especiais (com até 12 candidatos) serão destinadas às pessoas mais vulneráveis ao vírus.

Leia também: Mundo bate recorde de mortes por Covid-19 na última terça-feira (12)

Mais de 5,7 milhões de candidatos farão as provas impressas nos dias 17 e 24 de janeiro. Outras 96 mil pessoas escolheram fazer o Enem Digital, marcado para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O Secretário de Saúde e médico infectologista, Nésio Fernandes fez uma publicação em sua rede social declarando que "não é adequado realizar um exame nacional destas proporções num contexto de alta transmissão da doença e em realidades tão assimétricas no país". 

Em seu argumento, ele ainda destacou as diferenças entre os protocolos de cada Estado: 

O Inep ainda não se posicionou sobre o recurso da Defensoria Pública. Mas, segundo a decisão judicial, caso as cidades decretem lockdown ou restrinjam a mobilidade, o órgão precisa reaplicar as provas posteriormente.

O candidato diagnosticado com coronavírus ou outra doença contagiosa poderá solicitar um dia antes do Enem a reaplicação das provas realizando um pedido através da página do participante. Dessa forma, ele poderá participar da reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro.