Notícias

Pesquisa feita na América Latina revela impacto de bebidas açucaradas na saúde da população

No Brasil, o consumo em excesso de refrigerantes e outras bebidas açucaradas, como suco em caixinha, levou mais de 2 milhões de adultos brasileiros à obesidade ou sobrepeso em 2020


13/01/2021 14h58

Uma pesquisa feita no Brasil e outros países da América Latina revelou dados sobre o impacto das bebidas açucaradas na saúde da população.

Aqui no Brasil, o consumo em excesso de refrigerantes e outras bebidas açucaradas, como suco em caixinha, levou mais de 2 milhões de adultos brasileiros à obesidade ou sobrepeso em 2020. Outras 720 mil crianças também apresentam o mesmo quadro preocupante. Segundo o levantamento, 1 milhão e 400 mil brasileiros tem diabetes tipo 2 e a cada ano, e 13 mil adultos morrem devido ao consumo excessivo dessas bebidas.

Outro ponto que chama a atenção nessa pesquisa, é o quanto os cofres públicos gastam para tratar pessoas que abusam desse tipo de bebida. São quase R$ 3 bilhões por ano no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas e até cerebrovasculares. No Brasil, adultos chegam a consumir 61 litros de bebidas açucaradas por ano e as crianças, 88 litros.

Isso, levando em consideração que uma lata de refrigerante de 350 ml tem cerca de 7 colheres e meia de chá de açúcar.

Confira matéria completa no Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)