A Índia exportará vacinas contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (20), segundo nota divulgada pelo ministério das Relações Exteriores do país, nesta terça-feira (19). Seis países serão contemplados: Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e Seychelles. O Brasil ficou de fora da lista.
O governo federal tem um acordo para receber 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, que serão enviadas pela Índia.
Na última segunda-feira (18), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o governo brasileiro ainda não recebeu uma "resposta positiva" em relação ao envio das vacinas.
Ainda de acordo com o ministério das Relações Exteriores da Índia, o país aguarda confirmações regulatórias necessárias para enviar as vacina ao Afeganistão e às Ilhas Maurício.
"Em um esforço contínuo, a Índia continuará a fornecer vacinas a países em todo o mundo. Isso será calibrado em relação aos requisitos domésticos e à demanda e obrigações internacionais", aponta a nota do órgão.
O primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, se pronunciou nas redes sociais:
"A Índia está profundamente honrada por ser um parceiro de longa data para atender às necessidades de saúde da comunidade global. O fornecimento de vacinas da Covid para vários países começará amanhã e mais virão nos próximos dias."
REDES SOCIAIS