Notícias

"Melhor ter uma vacina de 50% de eficácia agora do que uma com 98% em agosto", diz infectologista

Vacinação contra a Covid-19 é tema do Opinião desta quarta-feira (21), que vai ao ar a partir das 20h30


21/01/2021 18h10

O Opinião desta quinta-feira (21) fala sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19. O médico infectologista Esper Kallás e a epidemiologista Carla Domingues falaram sobre a porcentagem de eficácia dos imunizantes contra o coronavírus e a desconfiança com a qual uma parcela da população está olhando para esses produtos.

"A população nunca duvidou da qualidade e da eficácia das vacinas que eram colocadas. Simplesmente, quando você tinha uma vacina que era colocada no Programa Nacional de Imunizações, todo mundo queria porque tinha confiança. Por que, no momento da pandemia, onde nós necessitamos de uma vacina para salvar vidas, a população está acreditando que o Ministério da Saúde vai perder esse controle de qualidade?", questiona Carla.

Segundo Kallás, é "melhor ter uma vacina de 50% de eficácia agora do que uma de vacina com 98% de eficácia em agosto". "Nesse momento, a gente está com uma pandemia em expansão muito rápida. Qualquer vacina que tiver uma eficácia, e aqui [no Brasil] o limite sugerido pela Anvisa é de 50%, deve ser aplicada o mais rápido o possível. Melhor ter uma vacina de 50% de eficácia agora do que uma de vacina com 98% de eficácia em agosto, porque aí o número de pessoas que vão padecer da doença nesse período é muito alto", diz.

Confira o trecho:

Com apresentação de Andresa Boni, o programa vai ao ar às 20h30, na TV Cultura, no YouTube e no site da emissora.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)