Notícias

Covid-19: MP investiga em 5 estados denúncias de autoridades que furaram fila da vacinação

Registros divulgados em redes sociais mostram prefeitos de cidades da Bahia, Sergipe e Paraíba sendo vacinados antes da hora


22/01/2021 20h10

O Ministério Público investiga, em pelo menos 5 estados, denúncias de que políticos e empresários tenham 'furado a fila' da vacinação contra a Covid-19.

Alvo de duas ações do MP, o prefeito de Candiba, na Bahia, Reginaldo Martins Prado divulgou um pedido de desculpas por receber a vacina antes da hora. Prado tem 60 anos e só deveria receber a dose na segunda fase da campanha.

Entre outros registros divulgados nas redes sociais, estão os que mostram prefeitos de cidades do Sergipe e da Paraíba sendo vacinados. Na maioria dos casos, a justificativa é dar exemplo para a população.

"Se quem está praticando isso é uma autoridade pública, ele pode estar cometendo dois tipos de delito. O primeiro é um delito de improbidade. Uma segunda questão é que ele pode estar abusando de autoridade, porque está impondo que algum outro profissional burle a lista para que ele possa ser vacinado", aponta o professor de direito Oscar Vilhena.

"A gente espera que tanto as autoridades municipais, o profissional de saúde e o Judiciário impeçam esse tipo de comportamento", completa o médico sanitarista Christovam Barcellos.

Assista à matéria do Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)