Notícias

Lewandowski determina abertura de inquérito contra Pazuello

O objetivo é analisar se a atuação do ministro da Saúde no combate à pandemia do novo coronavírus pode ser considerada omissiva


26/01/2021 17h12

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski aceitou o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e determinou a abertura de inquérito policial contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O objetivo é analisar se a atuação de Pazuello no combate à pandemia do novo coronavírus pode ser considerada omissiva. Caso a PGR prove a inação, ele pode ser responsabilizado tanto criminalmente quanto nas esferas administrativa e cível.

A principal crítica contra o ministro tem relação direta com o desempenho do Governo Federal na crise sanitária em Manaus. Neste momento, Pazuello se encontra na capital do Amazonas e afirmou que o governo pretende remover em torno de 1,5 mil pacientes com Covid-19 para outros estados do país.

A declaração foi feita nesta terça-feira (26), durante um pronunciamento na inauguração do hospital de campanha que irá funcionar no complexo Nilton Lins, na capital amazonense.

Leia também: TCU aponta ilegalidade em uso de verba do SUS para distribuição de remédios sem comprovação científica

Em uma coletiva na segunda-feira (25), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, declarou que é necessário abrir uma comissão parlamentar de inquérito para averiguar a atuação do Ministério da Saúde. Ele ainda afirmou que tem certeza de que o ministro cometeu mais de um crime à frente da pasta.

Veja mais em reportagem completa do Jornal da Tarde:


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)