A Justiça do Trabalho concedeu uma liminar que suspende a demissão coletiva dos funcionários da fábrica da Ford, em Camaçari, na noite da última sexta-feira (5). Segundo a decisão, o desligamento só poderá ser feito depois que a empresa e os trabalhadores cheguem a um acordo.
A liminar foi emitida pelo juiz Leonardo de Moura Landulfo Jorge, da 3ª Vara do Trabalho de Camaçari. Segundo a decisão, a Ford não poderá suspender o pagamento de salários e de licenças remuneradas enquanto os contratos de trabalho estiverem em vigor.
Leia também: Paulo Guedes afirma que auxílio emergencial pode voltar em 2021
Caso a Ford descumpra as ordens da liminar, a empresa terá que pagar uma multa de R$ 1 milhão por item descomprido, e mais R$ 50 mil por funcionário atingido.
Fim das atividades da Ford no Brasil
Em 11 de janeiro, a Ford anunciou o encerramento das operações no Brasil. De acordo com Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, “a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia” somadas a “persistente capacidade ociosa da indústria”, foram fatores determinantes para a tomada de decisão.
Com o término das atividades da montadora, os consumidores da América do Sul serão atendidos pela produção de veículos provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados.
Segundo comunicado, a produção na fábrica da cidade de Camaçari, na Bahia, que produzia os veículos Ka e EcoSport, será encerrada de forma imadiata. A cidade é um dos maiores complexos industriais integrados do Hemisfério Sul, e desempenha papel importante no setor produtivo do estado.
REDES SOCIAIS