Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

A atriz e bailarina Marilena Ansaldi, um dos nomes mais importantes da dança no Brasil, morreu nesta terça-feira (9) aos 86 anos, na cidade de São Paulo. A informação foi confirmada nas redes sociais pela Secretaria Municipal de Cultura, que lamentou o falecimento em nota.

Nos anos 1950 e 1960, a bailarina foi a primeira solista do Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo. Depois, viajou para a Europa para fazer parte do Balé de Bolshoi.

Segundo a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), Marilena atuou como bailarina, coreógrafa, produtora, autora e atriz, sendo precursora da dança-teatro no Brasil. "O caráter inovador e a qualidade artística de suas obras renderam-lhe prêmios como APCA, Molière e Governador do Estado de São Paulo", afirma a SPCD.

Leia também: Ator Christopher Plummer morre aos 91 anos

Em 2008, a bailarina contou sua própria história em um depoimento público para a série "Figuras da Dança". Neste mesmo ano, anunciou sua aposentadoria, mas não ficou longe dos palcos por muito tempo. Sua despedida foi aos 82 anos no espetáculo "Depois", da Studio 3 Cia de Dança, em 2019.

Assista à reportagem do Jornal da Tarde: