Notícias

Opinião: "Faz mais sentido hoje plantar árvore do que produzir coisas e derrubar", comenta Jorge Caldeira

Sob o comando de Andresa Boni, programa inédito vai ao ar nesta quinta (11), às 20h30.


11/02/2021 18h28

O Opinião desta quinta-feira (11) faz uma análise sobre o estágio de desenvolvimento econômico e produtivo do Brasil e o processo de desindustrialização pelo qual o país está passando. O cientista político e escritor Jorge Caldeira fala sobre como a preservação ambiental pode ser uma aliada da economia brasileira.

"As possibilidades na nova economia, no caso do Brasil, não é só fazer indústria, é manter floresta. No ano passado, foram emitidos 280 bilhões de dólares de títulos para a preservação de florestas. Isso quer dizer que floresta é dinheiro. 'Nova economia' não é só industrialização, é equilíbrio. O Brasil, nesta nova economia, pode produzir mais e ganhar dinheiro capturando carbono. O Brasil pode ganhar dinheiro plantando árvores. Do ponto de vista econômico, faz mais sentido hoje plantar árvore e manter a floresta de pé do que produzir coisas e derrubar, que era o único jeito pensado de produzir há 30 anos atrás", diz.

Confira o trecho:

Também participa do programa, que vai ao ar nesta quinta-feira (11), às 20h30, na TV Cultura, no YouTube e no site da emissora, o economista e professor da FGV-SP Paulo Gala.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)