Notícias

Nasa divulga primeiro vídeo do Perseverance em Marte

As imagens mostram o robô fazendo pouso arriscado em cratera do planeta. Agência espacial já tinha mostrado as fotos anteriormente


22/02/2021 17h43

Pelas redes sociais nesta segunda-feira (22), a Nasa divulgou o primeiro vídeo do robô Perseverance durante pouso histórico em Marte no último dia 18. Nas imagens, é possível ver o momento exato que ele abre o paraquedas e toca o solo do planeta em segurança.

Durante o vídeo, é possível ouvir um dos cientistas que coordenam a missão: “Tenho certeza que vamos estudar esse vídeo por muitos, muitos anos, em busca dos detalhes”.

O Perseverance é uma missão que pousou em Marte na última quinta-feira (18), sete meses depois de ter partido da Estação Aérea de Cabo Canaveral, localizado na Flórida.

A estrutura pousou na cratera de Jezero, um antigo lago marciano, e passará dois anos em busca de sinais concretos de vida microbiana passada no planeta. Parte do material encontrado deve vir à Terra para passar por pesquisas.

Leia também: Opinião recebe especialistas para um balanço da pandemia no país

O robô tem 19 câmeras e o Ingenuity, nave semelhante a um helicóptero que conduziu sua aterrissagem, tem mais quatro.

Objetivos da missão

Se todo esse trabalho dos engenheiros acontecer conforme o planejado, o veículo da Agência Espacial Europeia, pode começar sua jornada para o planeta vermelho em 2026, pousando em 2028 e ajudando a entregar as amostras de volta à terra em 2031.

Os cientistas querem saber como era Marte bilhões de anos atrás, quando tinha rios, lagos e oceanos que podem ter permitido que organismos simples e minúsculos florescessem antes do planeta se transformar no mundo desértico que é hoje.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)