Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O Jornal da Tarde da última quarta-feira (24) entrevistou a educadora financeira Cintia Senna. A conversa foi sobre como conseguir se planejar financeiramente em períodos de crise como o da pandemia de Covid-19.

A educadora explica que um bom planejamento financeiro, bem como conseguir obter uma reserva de recursos para tempos difíceis, requer a participação e empenho de todos os componentes da família. Nas palavras dela, “não vai adiantar apenas um fazer o movimento e os outros estarem desalinhados”.

“É necessário entender como está a situação da família e o que é possível fazer do que se tem ou não de entrada de recursos, para que ela possa decidir o que dá para ser diminuído nos gastos e começar a reservar o mínimo que for para dar um outro fôlego. A reserva ajuda muito a esticar os outros meses para que a gente possa tomar decisões de maneira mais racional do que emocional”, comenta.

Leia Também: Imposto de Renda 2021: Declaração deve ser entregue a partir da próxima segunda (1º)

Cintia recomenda que as famílias se planejem tendo em vista dois fatores, o primeiro é observar qual é o custo de vida da casa, e o segundo, do que se está necessitando no momento.

Ao observar o custo de vida é possível saber onde cortar gastos e negociar dívidas. O próximo passo é elencar prioridades como saúde, educação e alimentação e estabelecer que todos os gastos que seriam destinados a outras coisas sejam guardados para outros momentos.

“Quais são os planos dessa família? O que ela quer realizar depois que essa pandemia acabar? Isso ajuda que ela tenha uma motivação não apenas para guardar um recurso financeiro pensando em uma urgência ou uma necessidade, mas, principalmente, saber que todo o recurso guardado em família será destinado para o que ela quiser”, diz.

Assista a entrevista completa que foi ao ar na última quarta (24), no Jornal da Tarde.