Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Still/Divulgação TV Cultura
Still/Divulgação TV Cultura

Como parte da programação da Semana do Dia Internacional da Mulher, neste domingo (7), a TV Cultura exibe o documentário “Como Ela Faz?”, que discute a equidade de gênero no Brasil através da rotina de 12 mulheres.

Ilustrado a partir de imagens e testemunhos pessoais, mulheres das mais diferentes profissões revelam as adversidades vividas por elas em suas jornadas diárias.

Entre elas, a deputada Tabata Amaral (PDT), a filósofa Djamila Ribeiro, a jogadora Cristiane Rozeira, a diarista Carla Dias e Maite Schneider, fundadora da transemprego. Produzido por Sylvio Rocha e com direção de Tatiana Villela, vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Premiado no Hollywood Womens’s Film Festival em 2020, a versão curta-metragem revela o significado amplo e complexo da palavra “trabalho” na vida dessas mulheres, que vai muito além do âmbito profissional, envolvendo os deveres de mãe, esposa, cuidadora, provedora e sonhadora.

Os depoimentos são entremeados por declarações de especialistas, também mulheres, costurando um grande painel sobre a desigualdade de oportunidades em que nossa sociedade está inserida.

Leia também: #8M: TV Cultura prepara programação especial na semana da mulher

São histórias de mulheres que lidam, cotidianamente, com a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Sejam elas astrônomas, jogadoras profissionais de futebol, filósofas, enfermeiras, professoras, diaristas empreendedoras ou executivas, os desafios são constantes.

O documentário mostra o fosso que separa homens e mulheres, e também, mulheres brancas e negras, em termos de acesso à educação, salário, cuidados com a casa, filhos, ascensão na carreira, entre outros.

A partir de “Como Ela Faz?”, a Tocha Filmes produz uma série documental com cinco episódios que será exibida na TV Cultura. A direção também está nas mãos de Tatiana Villela.