Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O site da TV Cultura conversou com a Rafaela Gonçalves, 32, do FeRa Adestramento, que deu algumas dicas para o processo de adestrar um cachorro, seja ele novo na casa ou já parte da família.

Adestradora há dois anos, Rafaela fez cursos profissionalizantes de adestramento e de psicologia canina. Confira os pontos mais importantes destacados por ela:

1. Identificar a energia do seu cachorro

Para Rafaela, o primeiro passo, antes de começar o adestramento em si, é identificar quanta energia o seu cachorro demanda. “É importante saber se é um cachorro que necessita de um alto ou baixo gasto de energia, e a partir daí seguir uma linha de adestramento”.

2. Apresentar a casa com o cachorro na coleira

Ao trazer um cachorro para casa, filhote ou adulto, nunca se deve deixá-lo circular pela casa sozinho. A adestradora afirma que, para evitar que o novo pet adquira problemas comportamentais relacionados à posse da casa, o correto é apresentar cômodo por cômodo com o cachorro na coleira ou na guia.

3. Confinar o cachorro em um local específico

“Para filhotes, a melhor coisa a se fazer quando você adota ou compra é separá-lo em um local da casa, para ensinar o primeiro passo que todo mundo mais reclama: xixi e cocô fora do lugar”, explica Rafaela. Nesse local separado, é necessário colocar um tapetinho higiênico ou jornal, a caminha e os potes de comida e água.

Para cachorros já adultos, o confinamento pode ser mais difícil por demandar mais espaço e pelo cachorro já ter certas manias. Rafaela explica que “a melhor coisa a se fazer é separar um cantinho dele, levá-lo até lá e esperar ele ficar seguro na sua casa e depois partir para o adestramento. Então colocar folhas de jornal ou tapete higiênico em todo lugar que ele faz xixi, e recompensar cada vez que ele fizer no tapete. Depois, aos poucos, tirar os tapetes do lugar que você não quer e deixar só onde você quer que ele faça o xixi”.

4. Recompensar comportamentos positivos

A cada vez que o cachorro fizer as necessidades no lugar certo, é interessante recompensá-lo com um petisco ou “fazendo festinha”, como diz a adestradora, como incentivo positivo.

Leia também: Webstory: Sete dicas para adestrar seu cachorro

5. Separar o banheiro e a comida

Rafaela explica que o cachorro, geralmente, não gosta de se alimentar no mesmo lugar que faz as necessidades. Portanto, é importante ter pelo menos um metro de distância entre o banheiro e os potes de comida e água.

6. Procurar profissionais de adestramento positivo

“A gente tem algumas linhas de adestramento hoje nas quais são utilizadas garrafas com milho, borrifador de água, e têm alguns tipos de cachorro que não se adequam a esse tipo de adestramento, eles acabam piorando”, afirma a adestradora. Para ela, a melhor coisa é procurar um profissional que faça a linha do adestramento positivo, que envolve o reforço positivo de comportamento. Ou seja, a cada ação certa do cachorro, ele recebe uma recompensa, seja com petiscos ou com a "festinha", como disse a adestradora.

7. Nunca é tarde para aprender

Rafaela desmente o ditado “cachorro velho não aprende truque novo”. Segundo ela, eles aprendem desde o primeiro dia de vida até o último, sendo possível adestrar um cachorro que seja da família e que já esteja acostumado com o ambiente e a rotina da casa.