Notícias

Especialistas alertam para o perigo de se infectar com a Covid-19 e a dengue simultaneamente

Com o fim do verão, os casos de dengue devem aumentar em meio ao pior momento da pandemia do novo coronavírus


10/03/2021 15h43

Mesmo com as atenções voltadas para o combate ao coronavírus, é preciso estar atento para outras doenças infecciosas. O principal cuidado é com a dengue. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, foram registrados 980 mil casos e 541 mortes por dengue em 2020 no Brasil.

Segundo especialistas, os casos de dengue no Brasil devem voltar subir no Brasil neste mês devido a troca de estações e o aumento das chuvas. O maior perigo neste momento é a dupla infecção. Ou seja, pegar Covid-19 e dengue ao mesmo tempo.

Leia também: Coronavac é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil, demonstra pesquisa Butantan/USP

O principal desafio são os sintomas. Alguns casos são muito parecidos com os da Covid-19. A auxiliar de farmácia Verônica Latorre ficou 15 dias afastados do trabalho em função das duas doenças. “Eu tive todos os sintomas de covd, fiz o tratamento de sete dias, e a febre continuou e a dor no corpo. E uma reumatologista pediu exame de dengue, e ai o exame de sangue de dengue que positivou”.

A professora Maria Anice Sallum, da Faculdade de Saúde Pública da USP, alertou as pessoas para a diferença dos tratamentos das duas doenças. Enquanto a Covid-19, é necessário o isolamento, a dengue é preciso um tratamento clinico mais especifico.

Assim como a Covid-19, a dengue também é causada por um vírus e pode matar. A prevenção é a melhor arma contra a doença, como evitar água parada. Além do cumprimento dos protocolos sanitários.

Assista a reportagem completa sobre dengue e Covid-19 do Jornal da tarde:


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)