Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Demais Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo (SindHosp) apontou que o número de crianças e adolescente internados com Covid-19 cresceu em 47% dos hospitais rede particular do estado durante o mês de março. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (12).
Os estudos pegou informações de 93 hospitais de 12 das 17 regiões do estado de São Paulo entre os dias 8 e 11 de março. A pesquisa da SindHosp não revelou o número de absoluto de jovens internadas.
Leia também: Estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que Brasil termina a década mais pobre
Enquanto no início da pandemia, a população idosa era a mais afetada com a Covid-19, um ano depois, os hospitais passam a relatar uma mudança no perfil de pessoas que precisam de um leito de UTI.
Para mostrar como essa situação passa a preocupar os pais, o site do governo de São Paulo informou que três hospitais infantis administrados pela prefeitura de São Paulo registra 28 pacientes internados por causa de Covid-19, sendo sete deles em estado grave.
Hospitais com problemas para enfrentar a pandemia
A pesquisa da Sindhosp também mostrou que 89% dos hospitais privados estão com problemas para enfrentar essa nova fase da pandemia.
81,5% dos hospitais afirmam que aumentou o preço dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); 79% relatam aumento nos preços dos medicamentos; 58% falta de profissionais da saúde; 39% dificuldade para repor estoques de medicamentos e EPIs; e 36% estão preocupados com o cancelamento de cirurgias eletivas e queda na receita.
REDES SOCIAIS