No Roda Viva desta segunda-feira (15), Vera Magalhães recebe especialistas para uma edição especial sobre vacinas.
A apresentadora Vera Magalhães questionou os convidados sobre uma necessidade de um lockdown rígido para conter o avanço do vírus. Pedro Hallal, coordenador do maior estudo epidemiológico de Covid-19 do Brasil, defende um isolamento severo de três semanas em todo o país desde maio do ano passado. Segundo ele, esse é o caminho para frear o vírus e já foi comprovado por diversos estudos científicos.
Leia também: "Brasil se tornou uma ameaça à saúde pública mundial”, comenta Pedro Hallal sobre a Covid-19
A infectologista Cristiana Toscano também concordou com o lockdown, principalmente se observar o colapso dos hospitais na maioria dos estados. “Temos um número enorme de hospitalizações e óbitos que o sistema não aguenta e tende aumentar. Não temos outras estratégias”, disse ela.
Um outro ponto do isolamento que Toscano destacou foi a necessidade de políticas públicas para manter a população em casa: “O lockdown não pode ser uma medida de ‘fique em casa’ e jogar a responsabilidade para a população. Ele tem que vir acompanhado de estratégias sociais e políticas econômicas para permitir que isso possa ser feito”.
Para finalizar, Carla Domingues destacou o lockdown feito em Araraquara como um exemplo positivo. Mas disse que não pode ser uma ação isolada e deve se aplicar uma política de isolamento regional.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Maria Manso (repórter da TV Cultura), Milena Teixeira (jornalista da Rádio BandNews FM), Thomas Conti (professor de Economia do Insper e IDP, Ceo da AED Consulting e divulgador científico), Jaqueline Sordi (bióloga e jornalista da Agência Lupa e do Observatório do Clima) e Sérgio Spagnuolo (editor do Núcleo Jornalismo e do Science Pulse).
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS