Notícias

"Lula consegue agradar gregos e troianos", afirma Pondé no Linhas Cruzadas

Ao lado da jornalista Thaís Oyama, o filósofo fez uma análise do ex-presidente como uma figura política sob a ótica de Nicolau Maquiavel


18/03/2021 22h35

A figura do ex-presidente Lula no contexto político do Brasil foi um dos assuntos do Linhas Cruzadas desta quinta, com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama.

O petista está entre os exemplos citados por Pondé como figuras "maquiavelianas", isto é, que carregam características relativas ao pensamento de Maquiavel: "O Lula consegue - conseguia, agora está um tanto fora do jogo de certa forma -, manipular emoções, costurar acordos entre elite e classes sociais mais vulneráveis, inclusive no plano das expectativas. Ele conseguiu superar o medo que muita gente tinha em relação a ele, conseguiu fazer uma política que fez com que muita gente o veja até hoje como uma espécie de salvador da pátria. Ele consegue agradar gregos e troianos", afirma. 

"Então, ele é uma figura de razoável sucesso maquiaveliano. Não assumindo que ele seja um santo, porque ninguém o é. Não só ele", conclui.

Assista ao trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, o Linhas Cruzadas é parte da nova faixa de jornalismo da Cultura, que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h, na TV Cultura, site da emissora e YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)