Por conta da pandemia do novo coronavírus, apenas 8 países no mundo têm restrições leves para a entrada de brasileiros em seu território, são eles: Afeganistão, Albânia, Costa Rica, Eslováquia, Macedônia do Norte, Nauru, República Centro Africana e Tonga.
Alguns motivos levaram o país a enfrentar essa realidade, como o surgimento da variante amazônica do vírus, o grande aumento do número de casos confirmados da doença e o ritmo lento da campanha de vacinação.
O Brasil registra 287.795 mortes desde o início da pandemia e 11.787.600 casos confirmados da doença. Em relação a imunização, 10.984.488 receberam pelo menos a primeira dose da vacina no país. Os dados são do consórcio dos veículos de imprensa.
Segundo o site especializado na venda de passagens online Skyscanner, apenas o Afeganistão e a Macedônia do Norte não têm restrições. Tonga e Nauru proíbem voos vindos da China, a Albânia não permite a entrada de voos com origem no Reino Unido, e para entrar na Costa Rica e na Eslováquia, é preciso apresentar um exame do tipo PCR com resultado negativo.
Existem 100 países com restrições moderadas para permitir a entrada de estrangeiros vindos do Brasil e de outros locais, e em outros 117, existem fortes restrições, como o fechamento de fronteiras. Este é o caso de muitos destinos procurados pelos brasileiros, como, por exemplo, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Austrália.
Leia também: Bolsonaro aciona STF para impedir fechamento do comércio não essencial no DF, RS e BA
REDES SOCIAIS